Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O Paradigma da Eficiência x Eficácia no Processo Produtivo

Por: Alexandro Dall'Agnol
Eficiência: é o meio correto de se atingir metas.
Um simples exemplo disso é o processo produtivo, onde todo o meio de fabricação, bem como, a sua mão de obra pode ser eficiente. O maquinário é eficiente, a mão-de-obra é eficiente (qualificada) e os recursos produtivos para a fabricação de determinado produto são eficientes. Porém, isso não quer dizer que o produto produzido seja de qualidade ou que tenha sido produzido no prazo certo ou, simplesmente, que a meta estabelecida tenha sido alcançada.
Eficácia: é a missão, ou seja, a meta correta alcançada.
Quer dizer que a meta estabelecida foi alcançada com eficácia. Seguindo o mesmo exemplo citado anteriormente, podemos dizer que o produto foi produzido com qualidade (se é que a qualidade fazia parte da missão) e no prazo estabelecido. Mas não quer dizer que o meio pelo qual a meta foi alcançada era eficiente, era correto. Pode ser que a meta tenha sido atingida de forma inadequada: gerando muita sucata, ao custo de muito trabalho (horas-extras), que acaba aumentando o custo do produto.

Paradigma do Processo Produtivo:
Atualmente, muitas empresas têm foco na eficiência produtiva, enquanto outras focam no resultado – missão. Contudo, a forma ideal é justamente a junção dos dois conceitos transformados em prática. 
O investimento em aquisição de maquinários ultramodernos e contratação de pessoas com excelentes referências curriculares, não quer dizer que tudo vai bem no ambiente produtivo. Freqüentemente, as empresas não conseguem atingir suas metas de forma eficaz e com eficiência.
São diversos fatores que influenciam nesta questão, mas o principal é saber como lidar com os indicadores. Uma administração voltada para o resultado tem sido defendida há anos. Mas o resultado não pode ser gerido como o fim da cadeia produtiva e sim como o início da mesma. Sendo desta forma um indicador, pois para chegar a determinado ponto é preciso descrever uma trajetória e tudo o que esta trajetória implica.
Além de ser indicador, também é imprescindível que seja um termômetro. Ou seja, a cada resultado alcançado, uma avaliação tem que ser realizada identificando dificuldades, falhas e erros... Desta forma, se determina uma série de ações corretivas para atuação direta na causa, evitando a reincidência ou, pelo menos, reduzindo progressivamente até a eliminação completa.
Uma produção com altos índices de retrabalho, atrasos, problemas de qualidade, altos índices de absenteísmo, etc. são indicadores de que ações corretivas precisam ser tomadas na origem de seus problemas e não nos efeitos. E muitas empresas têm atuado nos efeitos. Não é só na indústria, mas em outras áreas a se citar como a medicina. Resolve-se momentaneamente uma dor, porém não se descobre a causa daquela dor. Mas, a causa continua lá, ignorada e os problemas irão se repetir.
Um maquinário de ponta para que proporcione uma produção de ponta, requer uma mão-de-obra qualificada, treinada e comprometida. Bem como, um plano de ação (planejamento) eficiente e eficaz, englobando todas as áreas envolvidas; com planejamento estratégico para manutenção; alocação dos insumos produtivos no momento correto; previsão e administração das restrições e gargalos; informações produzidas de forma clara, simples e objetiva, posto que, não pode gerar dúvidas; direção comunicada a todos os envolvidos, pois todos precisam saber para onde estão se direcionando; todos precisam colaborar e entrar em cena no momento exato, perfeito. Para tanto, é imprescindível um plano de ação que prevê a entrada de todos os envolvidos em ação, cada um no seu tempo, com a sua responsabilidade e comprometimento. Assim como uma orquestra, todo integrante deverá entrar em cena pontualmente, nem um segundo adiantado ou atrasado. Tem que haver sincronia e rigor na obediência ao plano (partitura). O maestro tem que ter sensibilidade e conduzir todos para o mesmo foco. Resultado: sincronismo perfeito.
Com sincronismo e comprometimento alcançaremos a missão eficazmente com eficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário