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quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Missão - Trajetória para o sucesso

Por: Vania Dall’Agnol
A cada dia que passa, torna-se mais evidente e agressivo o mercado de opções, idéias, lançamentos e tendências cada vez mais sofisticadas para diversos segmentos. Setores, que a primeira vista, parecem desenvolver uma curva crescente, acentuada e de rápida expansão. Transmitindo a “sensação” de que determinado setor conseguiu criar, desenvolver ou melhorar algo que corresponde, exatamente, às expectativas e necessidades dos seus clientes.
Porém, muitas empresas que aparentemente demonstram uma posição de expansão acelerada estão, na verdade, sob ameaça de significativas dificuldades financeiras. E, realmente, algumas empresas estão vivenciando este fato. O pensamento mais corriqueiro que a Gestão atribui à dificuldade é (na maior parte dos casos) a saturação do mercado em que atuam.
Mas, o que fazer? A questão é, muitas vezes, respondida quando já se torna muito difícil a reversão da situação financeira da empresa. Porém, dificuldade maior está relacionada à necessidade de se reverter a imagem negativa relativa à empresa ou ao produto, absorvida pelos clientes durante a crise.
Um ponto importante a ser avaliado é o foco da empresa. Este foco está no produto ou no cliente? Qual é a necessidade do meu cliente?
O redirecionamento de foco no produto para foco no cliente, apesar de parecer óbvio, se torna um fator de sucesso e revirada em cenário fatídico de crise.
Mas, porque o que parece tão obvio não é praticado nas empresas de um modo geral? O problema está na visão dos gestores que focam demais no produto, na qualidade, nas metas de vendas e na produção. Contudo, será que a gestão sabe qual é a real necessidade do seu consumidor e se estas necessidades estão sendo supridas? O Know How é fundamental, a Qualidade é fundamental, a Comunicação também. Muitas vezes, a gestão acredita que tendo um produto com qualidade, com altos índices de vendas, gerando uma boa margem de contribuição e lucro é o principal foco de sua existência. Mas empresas que não se preocupam com as necessidades e valores de seus clientes estarão seriamente propensas ao declínio. Portanto, a missão das empresas, no cenário global do mundo atual, é estar focada na satisfação do seu cliente e este é o principal caminho para o sucesso.

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