Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

INDÚSTRIAS COM PRODUÇÃO DE DIVERSOS ITENS

INDÚSTRIAS COM PRODUÇÃO DE DIVERSOS ITENS
Por Alexandro Dall’Agnol
O planejamento da produção em indústrias que envolvem a produção de diversos itens, utilizando várias máquinas, são tarefas complexas e precisam ser realizadas rotineiramente. A produção dos itens engloba tempos e custos de preparo das máquinas que são dependentes da ordem em que os itens serão produzidos. O dimensionamento dos lotes e o seqüenciamento dos itens, neste caso, devem ser freqüentemente revistos.
Um estudo deve prever que o dimensionamento de lotes e a ordem em que os mesmos serão produzidos interferem no tempo total de preparo das máquinas, bem como, no tempo de todos os processos pelo qual o produto é manufaturado. Portanto, na capacidade total de produção. Para melhor solucionar este problema, podemos usar o modelo de programação mista para integrar as decisões de dimensionamento e seqüenciamento da produção.  Baseado no modelo GLSP (General Lot-sizing and Scheduling Problem), onde os períodos de produção - macro-períodos - são divididos em períodos menores - sub-períodos.
A sincronia deve estar perfeitamente afinada para cada lote, onde todas as etapas (preparo de matéria-prima, os estágios do processo produtivo, a inspeção / qualidade, a embalagem) devem ser minuciosamente previstas e freqüentemente analisadas. Assim, além de se determinar a quantidade perfeita para um perfeito fluir, também se determina a ordem de produção. É necessário garantir que as fases envolvidas estejam prontas para fornecer os recursos necessários a cada lote produtivo. A matéria-prima deve estar preparada no tamanho e condições determinados, bem como, as máquinas e, principalmente, a fase anterior de cada processo deve estar rigorosamente pronta para a fase seguinte.
Um exemplo deste modelo é comumente encontrado em fábricas onde há necessidade de se cortar a matéria-prima principal em peças menores. O problema do corte sugere uma atenção maior que consiste em determinar padrões ou esquemas para realizar estes cortes de forma a atender uma demanda pré-especificada das peças. A geração de padrões de corte mais produtivos, isto é, de fácil manipulação pelo pessoal e maquinário envolvido no corte da matéria prima, bem como, a coordenação do corte da matéria-prima com o dimensionamento de lotes e o seqüenciamento da produção, devem contribuir para aumentar a produtividade ou satisfazer um plano perfeito de sincronia adequado ao lote determinado.
Portanto, o tamanho de cada lote dever ser dimensionado de forma que se tenha um controle maior das variáveis de todo o processo produtivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário