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MARKETING

Marketing Internacional

Por Vania Dall Agnol
O Marketing Internacional ou Marketing Global, como também é conhecido, avança muito rápido nos dias atuais onde empresas desejam cada vez mais destacar seus produtos além das fronteiras de seu país.
O MKT Internacional nada mais é que o Marketing tradicional utilizando todos os princípios e técnicas para mais de uma região ou país, colocando em relevância o contexto de cada cultura. E está ficando cada vez mais comum, principalmente, após a exploração da internet.
Empresas que fazem negócios a nível internacional devem analisar cada aspecto da Campanha de Marketing avaliando se o mix de Marketing e as mensagens são consistentes e respeitáveis naqueles países onde há negociação.
A comunicação direcionada ao público alvo de outros países se torna ainda mais desafiador por se tratar de uma cultura distinta.
As diferenças da linguagem, dos dialetos e gírias são fatores de destacada importância. Pois, mudam de um país a outro e, até mesmo, de uma região a outra de um mesmo país. Por exemplo, polícia na América é conhecida como “Policeman”, na Inglaterra como “Boddy” e na Irlanda como “Garda”.
Há também a questão da expressão corporal, dos gestos, hábitos, ideologias... Na Arábia Saudita, por exemplo, é um insulto deixar alguém ver o solado do seu sapato. Um simples gesto de “OK” na América significa “Eu vou te matar” na Tunísia. Um cachorro é considerado o melhor amigo do homem na América, porém na tradição muçulmana é considerado um animal sujo.
É preciso considerar, também, quatro fatores chaves ao se avaliar um país ou região:
Individualismo x Coletivismo - há nações com maior referência do individualismo e outras de coletivismo como o Japão.
Masculino x Feminino – nações que possuem equilíbrio para ambos os gêneros  e nações determinantemente masculinas.
Distribuição de Renda / Poder – equilíbrio na distribuição de renda e poder ou grandes contrastes de significativa relevância.
Nível de incerteza – as pessoas assumem riscos ou tentam evitá-los a qualquer custo, planejando tudo.
Marketeiros que investem tempo em estudar as diferenças culturais e respeitam estas características em suas campanhas não terão problemas na expansão do alcance de seus negócios e serão mais competitivos no cenário global.
Fonte: http://www.business-training-schools.com/a/international-marketing-trend.html