Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Estratégia de Marketing - "Cliente Feliz"

Por Vania Dall Agnol


Hoje em dia todos sabem que o segredo do sucesso depende de um consumidor feliz. Feliz com o produto, com o atendimento e  com todos os detalhes que contribuem para que suas necessidades sejam satisfeitas. Porém, o que parece comum e óbvio, muitas vezes, na prática não funciona assim. Simplesmente, porque muitas dessas necessidades são subjetivas. Como dimensionar esta subjetividade? Como uma empresa pode ter tanta certeza de que seu produto /ou serviço está atendendo as necessidades de seus clientes e  surpreendendo-os, deixando-os felizes? Não podemos esquecer de que precisamos ouvir nossos clientes e estar atentos a todas as transformações deste mundo dinâmico, das redes sociais e buscar entender quais são as suas expectativas. Através das estratégias de marketing para reduzir este gap que ocorre entre a empresa e seu cliente. Não podemos esquecer que o funcionário, também, é um cliente que tem expectativas e sonhos, onde 'cada vez mais' sinalizam esta busca pela realização e felicidade. Segue abaixo matéria que saiu na revista Exame:

Ter clientes mais felizes não é apenas uma questão de satisfazer o consumidor, mas uma poderosa estratégia de marketing. Hoje, com 2 bilhões de pessoas conectadas e metade delas nas redes sociais, um cliente satisfeito espalha a boa notícia pela sua empresa. Por outro lado, se ele ficar infeliz, o problema pode ganhar proporções enormes e causar prejuízo para o negócio.


A felicidade do cliente, no entanto, pode ser subjetiva. Como nem todos saem da loja saltitando, é bom ter algumas estratégias para saber agradá-los e garantir uma experiência de compra satisfatória. A chave está na expectativa. “A satisfação é resultado da expectativa que é construída no imaginário do cliente, pela comunicação, pela imagem da marca e também pelo conjunto de todos os concorrentes”, explica Victor Trujillo, professor da ESPM e especialista no assunto.
1. Conheça a expectativa
Os clientes não costumam entrar em uma loja dizendo qual a sua expectativa em relação a um produto. Eles têm na imaginação o que esperam conseguir com aquilo e, lembre-se, qualidade é aquilo que o consumidor diz que é. “Você cria no imaginário do consumidor uma percepção de que uma coisa vai acontecer. A promessa não é feita apenas pela empresa, mas também pela concorrência”, explica Trujillo. Por isso, observe esta expectativa, acompanhando as promessas dos seus concorrentes em produtos similares e, é claro, conversando com a clientela.
2. Atente aos detalhes
Se o seu produto é muito bom e seu time de vendas está bem treinado, mas você escorrega na hora de finalizar um pedido, a satisfação do cliente vai sendo corroída. “Eu chamo isso de ‘muitas pequenas coisas’ que compõem a satisfação. Por isso, a importância de ficar atento ao detalhe”, diz o professor.
Deixar um detalhe fora de controle afeta a imagem da sua empresa e pode gerar uma reclamação. “Imagina se você vai a um ótimo restaurante, com um chef internacional, um atendimento perfeito e um prato saboroso. Até então, sua expectativa foi ultrapassada. Na hora do cafezinho, a bebida está amarga e fria. É o detalhe, deixado de lado pelo dono, que estraga a experiência”, explica. Por isso, desde a porta até a saída, os detalhes devem ser observados para surpreender o consumidor de forma positiva.
Fonte: Revista Exame

Um comentário: