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segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Como deve ser a realização do Planejamento Estratégico de Compras

Como deve ser a realização do Planejamento Estratégico de Compras 

Por Vania Dall Agnol
O Planejamento Estratégico de Compras é realizado a partir do histórico de vendas do ano anterior + a projeção de crescimento (ou retração) de cada linha de produto, avaliando as questões de lançamentos, abertura de novos canais de vendas, questões econômicas, sazonalidade, novas campanhas, direção da empresa, metas, entre outras.
É primordial que antes de se iniciar um planejamento, seja realizado um estudo aprofundado da margem de contribuição x desempenho produtivo de cada produto ou linha de produto x disponibilidade de matéria-prima...
Muitas vezes, ao se fazer este estudo os gestores decidem forçar uma linha mais rentável em retração de uma linha mais complexa.
A transição tem que ser realizada com cautela, levando em consideração as necessidades do consumidor sob a ótica do gestor comercial. Talvez, substituindo aquele produto complexo por um produto melhor que seja similar ou que supere as características daquele produto que será possívelmente restringido ou extinto.
Quando a equipe está alinhada e com o mesmo foco: produtividade x lucratividade X satisfação do cliente, fica muito mais fácil reger a orquestra.
Há empresas onde os setores parecem rivais entre si. Iniciam e finalizam o dia em clima de guerra declarada.
Pode um barco chegar ao seu destino se todos não remarem na mesma direção?
Todos dependem da saúde da empresa onde trabalham para que tenham saúde profissional.
As soluções precisam ser buscadas com a colaboração de todos. Os setores precisam conhecer suas dificuldades mutuamente. E trocarem posturas negativas por posturas pró-ativas na busca por soluções.

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