Pesquisar este blog

sábado, 22 de outubro de 2011

Sistema Toyota - A visão sistêmica

<em>Princípios do Funcionamento do Sistema Toyota de Produção (STP)<br /> Visão Sistêmica</em>

Princípios do Funcionamento do Sistema Toyota de Produção (STP)
Visão Sistêmica

Por Alexandro Dall Agnol

A chave do Modelo Toyota de Produção e o que faz sobressair-se não é nenhum dos elementos individuais [...]. Mas o importante é ter todos os elementos reunidos como um sistema. Eles devem ser postos em prática todos os dias de uma maneira muito sistemática – não isoladamente.                  Jeffrey K. Leker

Os 14 princípios-chave do Modelo Toyota que impulsionam as ferramentas e técnicas do sistema estão divididos em quatro seções:

1) Filosofia de longo prazo (PHILOSOPHY)
É importante levar a sério o pensamento de longo prazo, proporcionando a construção de um ambiente de aprendizagem capaz de adaptar-se as mudanças e ao mesmo tempo manter-se produtivo, sendo que o foco principal está em fornecer valor aos clientes e a sociedade. Este pensamento deve estar presente diariamente nos mais altos níveis de responsabilidade da empresa.

2) O processo certo produzirá os resultados certos (PROCESS)
“A Toyota é uma empresa orientada por processos”. Iniciando com a situação ideal do fluxo unitário de peças, aprendeu pela experiência quais processos funcionam. O estudo do fluxo de processo é um dos fatores mais importantes para a obtenção de melhor qualidade ao menor custo com segurança, confiabilidade e disposição.
“Na Toyota, o foco no processo faz parte do DNA da empresa e os administradores acreditam totalmente que o uso do processo certo levará aos resultados que desejam”.

3) Pessoal e parceiros (desenvolver seu pessoal para acrescentar valor PEOPLE / PARTENERS)
A melhoria e o desenvolvimento fazem parte do pensamento e de ferramentas criadas no STP para o aperfeiçoamento contínuo das pessoas. O senso de urgência para resolver e confrontar problemas administrativos e de processos exige metas de desenvolvimento e aperfeiçoamento constante dos funcionários.
“A visão na Toyota é de que constroem pessoas, não apenas automóveis”.

4) A solução contínua de problemas básicos impulsiona a aprendizagem organizacional (PROBLEM SOLVING)
“O mais alto nível do Modelo Toyota é a aprendizagem organizacional”. O sistema de aprendizagem contínua tem como foco identificar a origem dos problemas e desenvolver ações para impedir que eles acorram. É necessário compartilhar as lições apreendidas de forma sistêmica, realizar estudos sérios e constantes reflexões sobre os métodos de trabalho. Além disso, é necessário ter disciplina para padronizar as melhorias e práticas mais conhecidas.

Jeffrey K. Leker, Ph.D (Universidade de Michigan, Ann Arbor)


O Modelo Toyota – Editora Bookman, 2005, Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário